Saco Estanque de Saco de Ração [Atualizado 03/08/17]

0
762

Descartamos todos os alforges feitos com saco de ração e usamos sacos transparentes tipo aqueles para saco de gelo com uma gramatura maior. O cheiro da cola usada, do saco de ração e a praticidade foram os principais motivos para substituí-los. 

Embalamos os 2 isolantes, 2 sacos de dormir e a câmera digital e ainda levamos 5 sobressalentes dentro do alforge. Os sacos foram comprados em loja de embalagem.

Preparar os materiais e equipamentos para uma cicloviagem além de dar trabalho sai caro. Para a nossa viagem conseguimos investir em alforges impermeáveis, mas a bolsa de guidão teria de ser mais simples. Graças ao pessoal da Ararauna, conseguimos comprar uma baita bolsa de guidão a preço de custo, mas apesar de ser resistente à água, ela não é totalmente estanque. Para guardar uma câmera fotográfica em segurança seria necessário também um saco estanque. Problema: o saco estanque também é caro!

Por isso decidimos fazer nossos próprios sacos estanques.  A melhor opção seria utilizar sacos de ração, já que são mais grossos e perfeitamente impermeáveis. A seguir explicamos o passo-a-passo :

Ingredientes:

  • Saco de ração (de acordo com o tamanho desejado para o saco estanque)
  • Cola de contato (cola de sapateiro. Dê preferência para uma latinha, pois as colas em tubo rendem muito pouco)
  • Jogo de fivelas
  • Fita de nylon 25mm (vendido como cordão de nylon)
  • Tesoura
  • Isqueiro
  • Linha encerada
  • Agulha grossa

Modo de preparo:

Primeiramente verifique se o saco de ração está livre de furos e é realmente estanque. Encha-o de ar, enrole a borda e veja se ele permanece cheio. “Segundamente”, limpe-o bem. Se possível deixe-o pegando ar por alguns dias antes e após a limpeza. Utilize água quente, detergente e vinagre para neutralizar os odores. Limpe bem os dois lados do saco. Mesmo amenizado após a limpeza, o cheiro ainda demora algum tempo para sair completamente, por isso sugerimos utilizar o saco do avesso.

Estique o saco no chão e faça um corte em cada lado da sua boca para permitir que as bordas sejam enroladas junto com o cordão de nylon. Meça o um pouco mais que o equivalente a 3x a altura do cordão, no nosso caso considere 8 cm.

Meça a largura do saco e corte a fita de nylon deixando alguma folga (sugiro deixar 5 cm para cada lado) para fixar as partes da fivela. Não se esqueça que a fita deve envolver toda a borda do saco estanque, então a largura do saco somada à folga deve ser multiplicada por dois. Por exemplo, se o saco tiver a largura de 30 cm + 5 cm para cada lado, temos 40 cm de borda. Deve-se então cortar a fita com 2 x 40 cm, totalizando 80 cm. Após cortá-la, utilize um isqueiro para queimar os fios que ficaram soltos para evitar que o cordão desfie.

Posicione o cordão de nylon sobre a borda do saco estanque mantendo a folga de 5 cm para um dos lados, aplique a cola de sapateiro no na borda do saco no trecho da fita que deverá ficar em contato com essa borda. Deixe secar um pouco a cola, até ficar com a coloração fosca. Nesse instante encoste as a fita e a borda do saco, ambas com a cola, e pressione em toda a sua extensão para que fiquem bem aderidas. Aguarde alguns minutos antes de repetir o processo do outro lado do saco estanque.

Também antes de colar o outro lado da borda, deve-se passar a parte fixa da fivela no cordão, pois após este ser colado não será mais possível colocar a fivela nesta posição. Reserve a parte móvel da fivela para o final do processo.


A borda deverá ser enrolada duas vezes ao redor do cordão de nylon. Cada volta deverá ser devidamente colada, respeitando o processo descrito anteriormente.

Após colada a borda, busque mantê-la pressionada sob algum móvel, livros ou qualquer outra coisa que sirva como peso por 30 minutos. Cuide para não pressionar a fivela já fixada para não danificá-la.

Finalizada a etapa de colagem, é importante reforçar a borda com alguns pontos de costura. Essa etapa não é obrigatória, mas vai aumentar a vida útil do equipamento consideravelmente. Utilize a linha encerada e a agulha grossa. Ao costurar, procure reforçar os pontos de maior fragilidade. Para o saco estanque da câmera fotográfica acabamos costurando toda a borda. Para os sacos estanques que serão utilizados sobre o bagageiro, reforçamos a borda com 8 pontos de costura.

Por fim, fixe o lado móvel da fivela no cordão de nylon e feche-o costurando com a linha encerada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here